Em 11 de fevereiro de 2017, sábado, Dia de N. Sra. de Lourdes, foi assentada a pedra fundamental do Bosque Ecológico Nossa Senhora de Lourdes, Morro Azul .
Nesse local será construída uma gruta em louvor à Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do Morro Azul, cujo culto à Ela foi introduzido na comunidade pelo patrono do lugar, padre Paulo Riou em 1952. Antes desse fato, sabe-se que por falta de saneamento básico, chegava a falecer mais de duas crianças por semana no morro. As vibrações de Nossa Senhora iluminou a comunidade, animando moradoras e moradores, que juntos com o médico sanitarista doutor Luiz Lima e padre Paulo se lançaram em mutirões de limpeza, acabando com valas a céu aberto, varrendo os quintais, desentulhando o lixão... Com a fé acesa a comunidade viu cair a zero a mortalidade infantil, e, mesmo a diminuição também de adultos adoentados.
S.O.S. BOSQUE ECOLÓGICO NOSSA SENHORA DE LOURDES, MORRO AZUL
A Pastoral de Meio Ambiente do Morro Azul, está fortalecendo as ações que possam colaborar para a limpeza do Bosque Nossa Senhora de Lourdes Morro Azul, muito preocupada em fixar ali, um espaço cultural para a aplicação da educação em segurança alimentar e meio ambiente. Acontece que a CEDAE- Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, em desprezo às áreas de baixa renda, não as atende, colaborando assim para a degradação do meio ambiente e promovendo ambientação para a má qualidade de vida na região. É o caso de um canal de esgoto no Morro Azul, que por omissão desse órgão, as águas podres ao descer lá de cima da pedreira, inunda toda a frente do bosque, atrapalhando qualquer atividade socialmente humana no local, onde em breve se pretende construir a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da comunidade.
contato: pastoralmeioambientemorroazul@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário