terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Pedra Fundamental do Bosque Ecológico Nossa Senhora de Lourdes, Morro Azul

Fotografia retirada do Google de parte da área ocupada pelo bosque.

Em 11 de fevereiro de 2017, sábado, Dia de N. Sra. de Lourdes, foi assentada a pedra fundamental do Bosque Ecológico Nossa Senhora de Lourdes, Morro Azul .
Nesse local será construída uma gruta em louvor à Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do Morro Azul, cujo culto à Ela foi introduzido na comunidade pelo patrono do lugar, padre Paulo Riou em 1952. Antes desse fato, sabe-se que por falta de saneamento básico, chegava a falecer mais de duas crianças por semana no morro. As vibrações de Nossa Senhora iluminou a comunidade, animando moradoras e moradores, que juntos com o médico sanitarista doutor Luiz Lima e padre Paulo se lançaram em mutirões de limpeza, acabando com valas a céu aberto, varrendo os quintais, desentulhando o lixão... Com a fé acesa a comunidade viu cair a zero a mortalidade infantil, e, mesmo a diminuição também de adultos adoentados.

S.O.S. BOSQUE ECOLÓGICO NOSSA SENHORA DE LOURDES, MORRO AZUL

A Pastoral de Meio Ambiente do Morro Azul, está fortalecendo as ações que possam colaborar para a limpeza do Bosque Nossa Senhora de Lourdes Morro Azul, muito preocupada em fixar ali, um espaço cultural para a aplicação da educação em segurança alimentar e meio ambiente. Acontece que a CEDAE- Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, em desprezo às áreas de baixa renda, não as atende, colaborando assim para a degradação do meio ambiente e promovendo ambientação para a má qualidade de vida na região. É o caso de um canal de esgoto no Morro Azul, que por omissão desse órgão, as águas podres ao descer lá de cima da pedreira, inunda toda a frente do bosque, atrapalhando qualquer atividade socialmente humana no local, onde em breve se pretende construir a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da comunidade.
contato: pastoralmeioambientemorroazul@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário