sexta-feira, 24 de abril de 2015

REVOLUÇÃO DOS COCOS: A PRIMEIRA ECO REVOLUÇÃO DO MUNDO?


Este vídeo narra sobre o mais longo e sangrento conflito, que de um certo modo se prolongou desde a Segunda Guerra Mundial até a década de noventa do século vinte, protagonizado pelo desconhecido povo da ilha de Bougainville, em luta para se tornar independente de Papua Nova Guiné, cujo desfecho aconteceu entre 1988 e 1997 em defesa de suas terras virgens até então sob domínio de poderosos grupos econômicos – a Inglaterra também está inclusa nisso. Milhares de bougainvilleanos morreram em decorrência do cerco de sete anos imposto pelos governos da Papua Nova Guiné e Austrália. Surpreendentemente a natureza inspirou a defesa bougainvilleana a usar dos seus próprios recursos naturais para confeccionar o que pode se chamar “eco armas”, entre outros artifícios nada convencionais objetivando vencer as armas tecnologicamente avançadas dos seus opressores.
De acordo com Francis Ono (principal líder do movimento), a luta bougainvelliana deu-se em cima dos seguintes pontos: 1 - luta pelo homem e sua cultura; 2 - luta pela terra e ambiente; 3 - independência.

por Ubirajara Rodrigues

SUPERAÇÃO: Homem cortado ao meio por caminhão sobrevive; MENSAGEM DE ANASTÁCIA REFLETE E ORA NA CORRENTE DE PENSAMENTOS POSITIVOS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário